sexta-feira, 30 de março de 2012

                               

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 




                                   Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Recife / PE
                                   Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
                                           Pastor Presidente: Ailton José Alves
                       Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 – 000 Fone: 3084 1524
                            
                                 LIÇÃO 01 – APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO
                                                              INTRODUÇÃO.

Neste novo trimestre, estaremos estudando sobre o extraordinário tema: “As sete cartas do Apocalipse: a
mensagem final de Cristo à Igreja”. Na primeira lição, introduziremos o assunto falando sobre o significado do termo
“apocalipse”. Veremos também importantes informações históricas e bíblicas sobre este livro. Destacaremos ainda a
importância deste, para os cristãos de todos os tempos. E, por fim, citaremos três propósitos definidos do livro da Revelação
para a Igreja Cristã.

I – O QUE SIGNIFICA A PALAVRA APOCALIPSE
A palavra “apocalipse” do grego apokalypsis se traduz por “revelação” (Ap 1.1a), que por sua vez significa revelar,
tirar o véu, descobrir. Esta expressão implica o levantar de uma cortina para que todos possam ver o que está sendo mostrado.
Quando usado para referir-se à escrita significa: revelar ou deixar claro (Ef. 3.3; Gl 1.12); quando usado para referir-se a uma
pessoa a expressão é dea que por sua vez significa: presença visível, manifestação (II Ts 1.7; I Pe 1.7,13). Aqui se percebe
claramente que diz respeito tanto ao livro como a pessoa de Cristo (Ap 1.1,2).

II – IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
A história e a Bíblia nos fornecem dados importantes acerca desse livro. Vejamos algumas dessas informações:
• Autoria. Na verdade o autor desta grande obra é o próprio Deus. Porém, o escritor é João. Isto ele mesmo assevera
pelo menos quatro vezes (Ap 1.1,4,9; 22.8). O apóstolo descreve-se como “servo” de Deus (Ap 1.1), como um dos
“profetas” (Ap 10.11; 22.9), e como “irmão vosso e companheiro na aflição” (Ap 1.9). Podemos citar aqui provas
externas e internas que comprovam a sua autoria. Provas externas: segundo a tradição bem estabelecida, desde a
época dos Pais Apostólicos, e no julgamento da grande maioria dos primitivos cristãos, o Apóstolo João, aquele que
esteve reclinado “sobre o peito” do Senhor (Jo 21.20), foi o escritor do Apocalipse. Provas internas: 1. Somente o
Evangelho de João e o Apocalipse se referem a Cristo como o Verbo (Ap 19.13; Jo 1.1); 2. Somente Apocalipse e o
Evangelho de João descrevem Jesus como o Cordeiro (Ap 5.6,8; Jo 1.29); 3. ambos registros também descrevem
Jesus como uma testemunha (Ap 1.5; Jo 5.31,32).
• Contexto e Data. O livro obviamente foi escrito numa ocasião em que a Igreja enfrentava perseguição e adversidade,
o que nos fornece a idéia de que isso aconteceu durante os reinados de Nero e Domiciano, os quais instituíram o culto
ao imperador. Por isso, segundo alguns pais da igreja, este livro foi escrito na última década do século I (90 e 96 d.C),
próximo do final do reinado do imperador Domiciano (81-96 d.C).
• Lugar. O livro da Revelação nos noticia que João o escreveu quando estava numa pequena e desabitada ilha
chamada Patmos, localizada no mar Egeu, a sudoeste de Éfeso. Esta ilha tem cerca de 13 km de comprimento com
uma largura de até 6,5 km, e atualmente pertence a Grécia. As autoridades romanas haviam banido o apóstolo para lá
por “causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo” como ele mesmo afirma (Ap 1.9). No entanto, neste
ambiente hostil, João recebeu uma série de visões que expuseram a história futura do mundo.

III – A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DE APOCALIPSE
O livro de Apocalipse é o último livro da Bíblia e, infelizmente, para uma boa parte dos cristãos, um dos menos lidos.
Ele conforme indica, pertence à classe de literatura conhecida como apocalíptica. É o único desse tipo no N.T, ainda que
existam passagens apocalípticas em outros livros (Mt 24.1). Elencaremos abaixo algumas informações contidas nesse precioso
livro que nos mostram sua tamanha importância para os cristãos:
• A revelação de Jesus Cristo. Como já vimos, apocalipse é o livro da revelação, revelação de Jesus Cristo, como
afirma seu escritor: “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas
que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo” (Ap 1:1). Ele
mostra não o Cristo sofredor, e que morreu, como os evangelhos mostram (Mt 27.31; Lc 23.46), mas, o Cristo
triunfante e ressuscitado (Ap 1.12-18). Esta verdade tanto trouxe consolação aos cristãos primitivos como tem
proporciondo aos cristãos hodiernos. Nele Jesus é mostrado como: “a Fiel testemunha e o primogênito dos mortos e o
Soberano dos reis da terra” (1.5); como “o Alfa e o Ômega” (1.8) “aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-
Poderoso” (1.8); como um semelhante ao “filho do homem” (1.13); como “o Filho de Deus” (2.18); como “aquele que é
santo e verdadeiro” (3.7); como “o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus” (3.14); como
“o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Jessé” (5.5); como o “Cordeiro” no céu, como o “Messias” que reina para sempre
(11.15); como “o primeiro e o último (1.17), como o “Verbo de Deus” (19.13); como o “Rei dos reis e Senhor dos
senhores” (19.11); e como a “Raiz e a Geração de Davi, a brilhante estrela da manhã” (22.16).
• A realidade do Seu retorno iminente. Outro fato que torna o livro de Apocalipse de grande valor para a cristandade
está no fato dele tratar da realidade iminente (que está prestes a acontecer) do retorno de Cristo - a maior esperança
da Igreja. Podemos perceber esta realidade nas seguintes passagens bíblicas contidas no próprio livro (Ap 1.3,7;
22.12; 22.20). Portanto, essa notícia não nos amedronta, mas fortalece a nossa esperança, e tal qual o apóstolo João.diz, falamos também: “Amém. Ora vem, Senhor Jesus” (Ap 22:20b).
• A nova Jerusalém, morada dos remidos. Sem dúvida alguma, o livro da Revelação também é importante para os
que professam a fé em Cristo, porque ele nos mostra a santa cidade, que Deus preparou para todos aqueles que têm
os seus nomes escritos no Livro da Vida (Ap 21.27). O apóstolo descreve de forma tão extraordinária a beleza desta
cidade, como podemos ver nos seguintes versículos (Ap 21.2, 10-27). Lá os santos não mais sofrerão os tormentos
que tiveram na terra (Ap 21.4), mas, desfrutarão da plenitude da revelação de Deus, pois contemplarão a sua face (Ap
22.4).

IV – PROPÓSITO DO LIVRO DE APOCALIPSE
Como todo e qualquer livro da Bíblia, Apocalipse também foi escrito com objetivos definidos. Destacaremos pelo
menos três:
4.1 Revelar os desvios doutrinários das Igrejas da Ásia. Durante este trimestre, estarão sendo abordadas especificamente,
as cartas dirigidas pelo Senhor Jesus Cristo, às sete igrejas da Ásia, revelando-lhes o seu estado espiritual. Éfeso (a igreja do
amor esquecido), Esmirna (a igreja confessante e mártir), Pérgamo (a igreja casada com o mundo), Tiatira (a igreja tolerante),
Sardes (a igreja morta), Filadélfia (a igreja do amor perfeito) e Laodicéia (uma igreja morna). Estas serão objeto de nossos
estudos, pois analisaremos o que o Senhor aprovou e o que reprovou, a fim de que não incorramos nos mesmos erros e
pratiquemos os seus acertos.
4.2 Fortalecer a fé e a firmeza na fidelidade a Cristo. O conteúdo do livro consola, edifica e exorta os cristãos de todos os
tempos e lugares a permanecerem firmes e fieis a Cristo (Ap 10.11). As promessas feitas às igrejas, não estão restritas
somente aos seus membros, mas, como diz o próprio texto: “ao que vencer”. Vejamos algumas dessas promessas:
• “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida,
que está no meio do paraíso de Deus” (Ap 2:7).
• “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda
morte” (Ap 2:11).
• “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e
dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o
recebe” (Ap 2:17).
• “E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações” (Ap 2:26).
• “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e
confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Ap 3:5).
• “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome
do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também
o meu novo nome” (Ap 3:12).
• “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com
meu Pai no seu trono” (Ap 3:21).
4.3 Dar aos crentes uma perspectiva divina na revelação do desfecho da história humana. Quando João recebeu a
revelação deste livro, ouviu a voz divina lhe dizer que as visões estavam em três tempos, vejamos: “Escreve as coisas que
tens visto (passado), e as que são (presente), e as que depois destas hão de acontecer (futuro)” (Ap 1:19). Porém, seu
aspecto futurístico se destaca, pois o livro é essencialmente escatológico (diz respeito a acontecimentos que estão porvir):
“Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira
falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer” (Ap 4:1). Entre os
acontecimentos futuros narrados no Apocalipse podemos destacar: a Grande Tribulação, que se inicia com a abertura dos
selos (Ap 6.1); a implantação do Reino Milenial de Cristo na terra (Ap 20.1-10); a condenação de Satanás (Ap 20.10) e o
Julgamentos dos vivos e dos mortos (Ap 20.11-15).

CONCLUSÃO:
Como pudemos ver, o termo apocalipse não significa “enigma” (coisa obscura), muito pelo contrário, ele quer dizer:
revelar, tirar o véu, descobrir. Significa dizer que o intuito de Cristo para esse livro era o de tornar conhecido para os cristãos,
seus planos futuros quanto à Igreja, aos judeus e aos gentios. Por isso, ele não deve ser depreciado, pois é tido por bem
aventurado aquele que lê, ouve e guarda as suas profecias (Ap 1:3).

REFERÊNCIAS
• MACARTHUR. Bíblia de Estudo. SBB
• MEARS, Henrietta. Estudo panorâmico da Bíblia. VIDA
• DOUGLAS, J.D. O novo dicionário da Bíblia. VIDA NOVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.